Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:

Geral

O objetivo central do trabalho do fonoaudiólogo, com especialização em Motricidade Orofacial, é o aprimoramento, habilitação e/ou reabilitação das funções orofaciais como a sucção, mastigação, deglutição, respiração e articulação da fala, independente das causas que levaram às alterações encontradas.


A Motricidade Orofacial é uma área da Fonoaudiologia que muito se desenvolveu nos últimos anos, atualmente dividindo-se em muitas outras sub-áreas. Esse trabalho estabelece interfaces principalmente com a Odontologia e a Medicina associado a situações como hábitos deletérios, respiração oral, alterações das funções estomatognáticas que levem a pressões atípicas ou condições interferentes e alterações da articulação da fala.


Alguns problemas específicos envolvem a atuação fonoaudiológica integrada a equipes interdisciplinares tais como: fissuras palatinas, câncer de cabeça e pescoço, paralisia cerebral, disfagia, doenças neuromusculares, paralisia facial, apneia e ronco, atuação com bebês de risco e com idosos. Especificamente com equipes da Odontologia, vasto trabalho conjunto é desenvolvido associado à ortodontia, cirurgias ortognáticas, alterações das articulações temporomandibulares, próteses e implantes dentários e problemas periodontais, dentre outros.


A terapia miofuncional orofacial é um processo que tem como objetivo a adequação das funções orais e pode ser realizada em pacientes de todas as faixas etárias e nas mais diversas disfunções orofaciais.



Definição

“Motricidade Orofacial é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical.”

SBFa, Comitê Motricidade Oral, 2001

Breve histórico da Motricidade Orofacial

O trabalho com MO sempre existiu ainda que não formalizado. Desde o início da Fonoaudiologia no Brasil, já se atendiam, por exemplo, casos de paralisia cerebral. Nesses pacientes, além de linguagem, sempre foram trabalhados aspectos da MO, como controle de baba, melhora das funções de sucção, mastigação e deglutição, além de, principalmente, a precisão da fala. No entanto, a área de MO firma-se como campo de atuação mediante a interdisciplinaridade com a Odontologia, trabalhando inicialmente com as especializações de Odontopediatria e Ortodontia sempre visando à melhoria das funções orofaciais e respiratória.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) cria em 1996 a Resolução N° 147/96, definindo quatro áreas de especialização para a área de Fonoaudiologia: Motricidade Oral, Linguagem, Audiologia e Voz.  Com a Resolução do CFFa, o campo de MO se solidificou ainda mais.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), em 1998, definiu a existência de  Comitês Científicos com o objetivo de agrupar profissionais de uma mesma área, para promover discussões e estudos que pudessem embasar pesquisas e práticas profissionais.

O Comitê de Motricidade Oral (MO) foi criado no VII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e XII Encontro Nacional de Fonoaudiologia, em outubro de 1998, em Natal, RN, tendo entre seus objetivos a organização e normatização dos procedimentos fonoaudiológicos na área de MO. Uma primeira diretoria foi constituída: Presidente – Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini; Vice-presidente - Irene Queiroz Marchesan; Tesoureira - Elisa Bento de Carvalho Altmann, e dois Diretores Científicos - Zelita Caldeira Ferreira Guedes e Mirian Pataro Carvalho.

 

 

Documento oficial 02/2002 do Comitê de Motricidade Oral (MO)

da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa)

 

Referência Bibliográfica

SBFa Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Duarte LIM, Krakauer LH, Cattoni DM. (Org.) Documento Oficial 04/2007 do Comitê de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo:SP, 2007. ISBN 978-85-899002-02-1



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.