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A linguagem corresponde a uma das habilidades mais especiais e significativas dos seres humanos. Envolve o desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes:  uso comunicativo da linguagem num contexto social (pragmático); percepção e  produção de sons para formar palavras (fonológico) respeitando as palavras e seu significado (semântico) e utilizando as regras sintáticas e morfológicas para combinar palavras em frases compreensíveis (gramatical). A trajetória do desenvolvimento da linguagem acontece em alguns estágios, tendo em vista as particularidades de cada criança:

 

  •  Balbucio - produção de sons: vogais (3-4 meses); consoantes e vogais (em torno dos 6 meses);
  •  Primeiras palavras - entre os 10 e 12 meses;
  •  Juntar duas palavras - em torno dos 12 meses;
  •  Crescimento vocabular grande - entre os 16 e 20 meses;
  •  Fase telegráfica - combinações de palavras determinando frases maiores, entre os 18 e 20 meses;
  •  Explosão vocabular - entre os 24 e 30 meses;
  •  Domínio das estruturas sintáticas e morfológicas - entre os 3 anos e 3 anos e meio.

 

Os adultos podem e devem colaborar para o desenvolvimento da linguagem da criança não infantilizando a sua própria fala ao conversar com ela, falando corretamente as palavras para fornecer um modelo correto, além de incentivar a brincadeira infantil.

 

Linguagem é também a área de atuação fonoaudiológica, que trata do desenvolvimento, aprimoramento e reabilitação da linguagem oral e escrita. 






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