Linguagem Escrita
Na aprendizagem da Linguagem Escrita a criança está na fase de alfabetização sendo exposta a novas descobertas, e nesse momento podem apresentar dificuldades em perceber que cada som tem um correspondente gráfico que o representa (associação fonema-grafema). Também podem ocorrer alterações no processamento da leitura e da escrita tais como: leitura silabada, imprecisa, lenta ou dificuldade de compreensão daquilo que leu; troca de letras ao escrever, problemas de ortografia, de pontuação, inabilidade em escrever textos e dificuldade nas habilidades de atenção e de memória.
Casos específicos podem envolver alterações no Processamento Auditivo Central, ou seja, modificações na maneira como o sistema auditivo recebe, analisa e organiza os sons verbais e não-verbais associados às alterações de memória, atenção, compreensão e discriminação auditiva, requerendo abordagem diretiva.
Existem ainda dificuldades importantes com relação à leitura e escrita como nos casos de Dislexia: transtorno com base neurológica e incidência expressiva de fator genético, que se caracteriza pela dificuldade no processamento da leitura e da escrita.