Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:

Disfunções Temporomandibulares

Dores de cabeça, dor no maxilar ou próximo da orelha, estalos quando abre ou fecha a boca são as principais queixas do indivíduo com disfunção nas articulações temporomandibulares (ATM – articulação do queixo com o crânio). É comum também que ocorram limitações como: cansaço ou dor nessas regiões ao falar muito, dor e estalos ao mastigar, abrir pouco a boca, acordar com dores nos músculos da face e nos dentes e até zumbido.

 

Todos esses são sintomas de Disfunção da ATM e as causas desse problema são bastante variadas. Atualmente considera-se que uma combinação de fatores pode levar a esse problema, tais como: distúrbios da oclusão (mordida) ou da posição dos maxilares; alterações musculares como hiperatividade causada por hábitos nocivos como apertar e ranger dentes, mascar chicletes e alterações funcionais levando à sobrecarga persistente na ATM ou na musculatura. Também devem ser considerados os fatores traumáticos, problemas degenerativos, estresse e problemas emocionais ocasionais levando à maior tensão nessa região.

 

Para a constatação desses problemas devem ser realizados exames clínicos e complementares com profissionais especializados, definindo-se o tipo de comprometimento e consequentemente o tratamento.

 

Por tratar-se de problema envolvendo várias causas combinadas, os tratamentos dos distúrbios da ATM requerem um trabalho interdisciplinar, preferencialmente com uma equipe bem entrosada, podendo ser composta por profissionais da odontologia, medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. A definição dos profissionais que serão envolvidos em cada caso depende da avaliação cuidadosa e definição dos principais fatores interferentes no problema.

 

O principal alvo do fonoaudiólogo refere-se à organização da musculatura, da postura da mandíbula, dos lábios e da língua, percepção e retirada de hábitos e correção funcional. Esse processo terapêutico busca remover as interferências funcionais inadequadas, impedindo que estas interfiram de forma negativa na recuperação dos pacientes. Portanto, nosso maior objetivo é tornar consciente o padrão utilizado e propiciar condições alternativas funcionais mais adequadas.

 

Para saber mais:

A Fonoaudiologia e os distúrbios da ATM - Revista do Conselho Regional de Fonoaudiologia - São Paulo 

http://www.fonosp.org.br/revistas/edicao_38/38_ambito.html 



Leia mais em "dúvidas mais frequentes"

Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.