Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:

Alterações Miofuncionais

Trabalhamos com o Sistema Estomatognático que se caracteriza por um conjunto de estruturas que desenvolvem funções comuns, tais como: respiração, sucção, mastigação, deglutição, fonação e articulação da fala.

 

Este sistema é altamente dinâmico e passa por modificações constantes durante todas as etapas de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento. Estas modificações definem adaptações funcionais constantes devido à importância das funções que desempenha.

 

As pressões da língua e a falta de fechamento dos lábios nessas funções interferem na posição dos dentes e na organização da oclusão. A avaliação do ortodontista é necessária para possibilitar um planejamento interdisciplinar.

 

Os problemas funcionais de respiração, sucção, deglutição e de fala podem dificultar os tratamentos ortodônticos, pois se houver desequilíbrio muscular é grande a possibilidade dos dentes voltarem às suas posições anteriores devido a pressões musculares inadequadas, colocando em risco o resultado do tratamento ortodôntico.

 

 

Clique nos ítens abaixo para visualizar as suas respectivas explicações:



Respiração

Uma face alongada, presença de olheiras, ronco noturno, alteração de postura corporal são características geralmente presentes no indivíduo que respira pela boca. Associado a isso, pode-se observar alterações nas funções de mastigação, deglutição e fala devido à flacidez da musculatura da face e desorganização funcional. Essa situação pode interferir negativamente no crescimento da face e no correto estabelecimento da oclusão (encaixe) dos dentes. Nos casos de respiração oral, a avaliação médica quanto à possibilidade de passagem do ar pelo nariz é fundamental, antes de iniciar-se o trabalho fonoaudiológico.


Muitas vezes mesmo após a remoção da obstrução à respiração, o hábito de respirar pela boca continua mantido, sendo indicada a terapia fonoaudiológica para organização funcional.

 

Mastigação

De um modo geral, a mastigação alterada pode apresentar-se com a boca aberta, com barulhos, unilateral, muito demorada ou muito rápida engolindo os alimentos sem mastigar adequadamente e modificando o momento de engolir.


Essas situações impedem a organização da musculatura e reduzem os estímulos adequados de crescimento da face.

Deglutição

Engolimos mais de 2000 vezes por dia. Esse ato deveria ser suave e organizado. Entretanto, a deglutição pode ocorrer com a língua entre os dentes, com pressão excessiva dos lábios e com movimento auxiliar de cabeça, mostrando esforço ao engolir e ocasionando pressão inadequada sobre os dentes. A postura habitual da língua nesses casos também costuma estar apoiada nos dentes, levando a desorganização da oclusão.

Fala

A modificação na fala mais frequente e fácil de constatar refere-se à projeção da língua entre os dentes, chamada de “ceceio”. Nesses casos os sons da fala apresentam-se distorcidos devido à posição baixa e anteriorizada da língua. Normalmente essa situação está relacionada com as alterações na postura de repouso da língua, na mastigação e na deglutição constituindo um problema único.

Hábitos

Chupeta, mamadeira, excesso de comida na boca, roer unhas, morder lábios, apertar os dentes, apoiar o queixo na mão são alguns dos hábitos nocivos à organização muscular e funcional da face. Não é fácil conseguir abandonar hábitos. Alguns deles, como apertar os dentes ou morder lábios, nem sempre são percebidos e acarretam grande sobrecarga na musculatura, nos dentes, e na articulação temporomandibular.

 

A orientação fonoaudiológica pode auxiliar na remoção dos hábitos, favorecendo a percepção, equilibrando a musculatura e fornecendo outros estímulos funcionais adequados para que não haja mais a necessidade do hábito

 

 

Leia mais sobre o processo terapêutico Motricidade Orofacial em “dúvidas frequentes" (clique aqui)

 

 

 

Para saber mais:



A polêmica da mamadeira. Revista Isto é Gente, 02 de setembro de 2002
www.terra.com.br/istoegente/161/saude/index.htm

 

A hora do Aparelho - novos conhecimentos permitem eleger o momento certo para corrigir os dentes. Revista Isto é, Edição 1994 - 23 de janeiro/2008, páginas 62 – 63.
http://www.terra.com.br/istoe-temp/edicoes/1994/artigo70607-1.htm



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.