Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:

Ronco e Apneia

Dormir bem é fundamental. Os distúrbios do sono são frequentes e afetam pessoas de diversas idades, interferindo na qualidade de vida.

 

A apneia, um dos principais distúrbios do sono, pode ser definida como uma série de episódios repetitivos de fechamento das vias aéreas superiores levando a interrupção do fluxo de ar por mais de dez segundos, que ocorre devido ao estreitamento ou fechamento da garganta ao dormir.

 

O ronco ocorre devido à vibração das estruturas moles da garganta, tais como palato mole, úvula, dorso da língua e pode acompanhar a apneia.

 

Essas situações, de graus variados, resultam em importante fragmentação do sono e normalmente são acompanhadas por sonolência excessiva durante o dia, dor de cabeça matinal, cansaço, irritabilidade e até alterações respiratórias, cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica.

 

O médico especialista em doenças do sono, entre outros, pode indicar o tratamento mais adequado após avaliação clínica e complementar específica.

 

Um dos tratamentos de abordagem conservadora é a terapia fonoaudiológica, que pode ser indicada para pacientes que possuem ronco sem apneia, com apneia leve ou moderada.

 

A terapia fonoaudiológica tem o objetivo de fortalecer a musculatura da orofaringe (garganta) por meio de exercícios e adequação das funções da boca.  Esta terapêutica pode ter indicação concomitante a outros tipos de abordagem de tratamento, buscando aceleração dos resultados do tratamento de escolha.

 

 

Clique nos ítens abaixo para visualizar as suas respectivas explicações:



Perda de peso

Indicada para pacientes com sobrepeso ou obesos, visando reduzir acúmulo de gordura no pescoço e abdome, uma vez que essa pode configurar-se como fator desencadeante de apneia.

CPAP

Indicado pelo médico, o CPAP (aparelho de pressão aérea positiva contínua) é uma máscara nasal ou oronasal  ligada a um compressor de ar. Costuma ser o tratamento de escolha principalmente para os casos de apneia moderada e grave. O CPAP pode ser considerado um impedimento mecânico ao fechamento das vias aéreas por meio da pressão controlada e contínua de ar.

Placa de avanço mandibular ou dispositivos dentoclusais

Realizados pelo dentista, são indicados para casos de ronco primário e apneia leve ou moderada. De uso noturno traz a mandíbula para frente aumentado o espaço da garganta (orofaríngeo). 

Cirurgia ortognática

Indicada em casos cuja estrutura óssea está alterada, em especial nos pacientes denominados retrognatas (queixo pequeno e para trás). A cirurgia busca a correção da estrutura óssea por meio de avanço mandibular ou bimaxilar, garantindo melhor posicionamento dos tecidos moles e aumento do espaço. 

Cirurgias específicas

De indicação médica pode envolver retirada de tecido que bloqueia a passagem do ar. 

 

 

Leia mais em “dúvidas mais frequentes" (clique aqui)

 

 

 

Para saber mais sobre a atuação fonoaudiológica em ronco e apneia:

 

 

Globo Repórter - Aprenda exercícios com a boca para tratar ronco e apneia. 02/07/2010
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/07/aprenda-exercicios-com-boca-para-tratar-ronco-e-apneia.html

 

Guimarães KC; Drager LF; Genta PR; Marcondes BF; Lorenzi-Filho G. Effects of oropharyngeal exercises on patients with moderate obstructive sleep apnea syndrome. Am J Respir Crit Care Med;179(10):962-6, 2009 May 15.



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.