Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:

Eletromiografia de Superfície

Na clínica fonoaudiológica em Motricidade Orofacial a eletromiografia de superfície (EMGs) é utilizada como exame complementar. Esse exame revela quando e como determinado músculo é ativado, e registra a coordenação entre os diferentes músculos analisados num determinado movimento. Permite assim caracterizar a atividade dos músculos, verificar as modificações e presença de distúrbios nessa atividade.

 

O equipamento capta o potencial elétrico superficial da musculatura. Portanto não é invasivo e é indolor devido à utilização de eletrodos colados na pele. Para realizar o exame é necessária apenas limpeza prévia da pele e no caso dos homens a retirada da barba. O exame costuma durar em torno de 30 minutos. Na EMGs são realizados registros em postura habitual e em provas funcionais de contração da musculatura desejada e atividades como mastigação, deglutição e fala, de acordo com protocolo específico.

 

A EMGs fornece dados quantitativos que, após analisados e comparados aos dados do exame clínico, permite um diagnóstico mais preciso para melhor conduta terapêutica.

 

É um procedimento auxiliar especialmente em casos de pacientes que rangem ou apertam muito os dentes, com dor orofacial e disfunção temporomandibular, em fase final da ortodontia e naqueles submetidos à cirurgia ortognática.

 

A odontologia pode utilizar-se dos dados gerados pela EMGs para verificar as respostas musculares auxiliando na programação de seus procedimentos clínicos, como nos casos de pacientes que apresentam dor na musculatura orofacial, e também na finalização dos tratamentos, tais como em casos que necessitem ajustes oclusais

 

A realização do exame antes e depois dos processos terapêuticos permite verificar as mudanças alcançadas nas respostas musculares com os tratamentos efetuados.

 

 

Treinamento muscular com Eletromiografia de superfície


O Biofeedback é um programa computadorizado associado à Eletromiografia de superfície utilizado com o objetivo de criar ou desenvolver o aprendizado do controle da musculatura comprometida. Essa técnica pode auxiliar a terapia fonoaudiológica, por meio da visualização dos gráficos da ativação do músculo desejado, atingindo objetivos previamente determinados.   





Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.