Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:
Processo Terapêutico Motricidade Orofacial

1. Como é o tratamento fonoaudiológico?

A Clínica segue um protocolo de atendimento para cada especialidade. Basicamente inclui uma avaliação inicial que deverá ser agendada previamente. A partir dessa avaliação será definido o seu planejamento terapêutico, ou seja, a terapia. As terapias geralmente são feitas com frequência de uma a duas vezes por semana, dependendo da idade do paciente e do problema diagnosticado na avaliação. Trabalhamos com controle de resultados e de prazos.

 

2. Como é a avaliação fonoaudiológica?

Esta avaliação tem a duração de aproximadamente 2 horas com objetivo de diagnosticar seu problema através da associação dos dados sobre a sua história, queixas e realização do exame clínico. O exame avalia sua musculatura orofacial e suas funções – respiração, mastigação, deglutição e fala e aspectos relacionados à situação global como: postura, aspectos perceptuais, hábitos. Durante e após a avaliação, a conduta e as indicações necessárias serão explicadas. 

 

3. Como é a terapia?

A terapia tem a duração de aproximadamente 45 minutos. Você terá um planejamento individual realizado para suas dificuldades específicas.

O tratamento é um processo que envolve o preparo dos músculos (feito com exercícios), o desenvolvimento da percepção do que está alterado e o treinamento funcional.

 

4. Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo do tratamento depende do tipo de problema e da evolução. Após a avaliação é dado um prazo aproximado, porém realizamos reavaliações periódicas em intervalos de algumas semanas de tratamento. O término do tratamento é baseado nessas reavaliações.

 

5. O tratamento com crianças é diferente?

Com crianças o foco também é direto, porém precisamos criar situações e atividades que interessem a elas. As explicações sobre a musculatura e funções da boca serão realizadas de forma mais lúdica, por meio de brincadeiras, utilização de softwares próprios e valorização das conquistas.

 

 6. A língua do meu filho sai quando fala palavras com “s”, isso melhora sozinho?

Esta alteração chamada de ceceio pode ocorrer por flacidez da musculatura da língua e a solução vai depender de alguns fatores como idade, dentição, hábitos orais, entre outros que devem ser avaliados pelo fonoaudiólogo. 

 



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.