Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:
Cirurgias Ortognáticas

1. Como é o tratamento fonoaudiológico nas cirurgias ortognáticas?

O tratamento fonoaudiológico da clínica segue um protocolo ideal que consta de: avaliação pré-cirúrgica para conhecer a situação usual, reavaliação pós-cirúrgica  e terapia fonoaudiológica miofuncional, quando necessário, a partir da reavaliação ou mediante a liberação dada pelo cirurgião.

O objetivo principal é a reorganização funcional buscando respiração nasal, correta postura da boca, retomada da alimentação com uso adequado da musculatura na mastigação, deglutição e na fala.

 

 

2. Já fiz a cirurgia e não fui ao Fonoaudiólogo antes dela. Ainda posso fazer tratamento fonoaudiológico?

Sim. Nos casos onde não foi possível a avaliação antes da cirurgia será realizado planejamento terapêutico baseando-se na situação atual, mesmo sem o conhecimento prévio da funcionalidade que existia antes da cirurgia.

 

3. Todo paciente que faz cirurgia ortognática precisa de fono?

A princípio, a cirurgia organiza os ossos da face trazendo harmonia entre as estruturas e interferindo de maneira positiva na musculatura. Assim, é possível que a funcionalidade se organize espontaneamente. Entretanto, em muitos casos, embora exista estrutura adequada, a posição dos lábios e língua, a deglutição, a mastigação e a fala, que são automáticas podem manter-se como eram antes da cirurgia, devido à “memória neuromotora” – programação automática anterior. Portanto, nem sempre as adaptações ocorrem de forma espontânea. Nestes casos, e também para acelerar os resultados, a terapia fonoaudiológica é importante.

 



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.