Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:
Disfunções Temporomandibulares

1. O que são Disfunções temporomandibulares?
As Disfunções temporomandibulares são problemas relacionados à articulação que liga a mandíbula ao crânio e aos músculos que promovem o movimento da mandíbula, como por exemplo abrir e fechar a boca, lateralizar o queixo e colocá-lo para frente. Essa articulação (articulação temporomandibular – ATM) e a musculatura associada são responsáveis por realizar os movimentos quando mastigamos, falamos, bocejamos, etc.
 
2. Quais são os principais problemas?
São comuns: dor na musculatura ou na região da articulação e dificuldade em abrir a boca, fechar ou movimentar a mandíbula. A dor pode ser bem localizada próxima ao ouvido, nas têmporas ou espalhada pela região da face e cabeça. Também podem existir ruídos ao movimentar a mandíbula como estalos na articulação.
 
3. Quem trata desses problemas?
O dentista é o profissional que deve sempre estar envolvido no tratamento, podendo ser necessária a ajuda de outros profissionais como o Fonoaudiólogo, dependendo do tipo de problema e de suas causas.
 
4. Como é o trabalho fonoaudiológico nos problemas de ATM?
A terapia miofuncional é voltada para o trabalho com os músculos específicos, organização dos movimentos mandibulares e principalmente a reeducação da mastigação, deglutição e retirada de hábitos nocivos. Os objetivos e propostas de nosso trabalho são variados de acordo com o diagnóstico do problema.
 
5. Quanto tempo leva o tratamento fonoaudiológico para os problemas da ATM?
Sempre depende do diagnóstico, mas é um tratamento curto, basicamente com algumas semanas de acompanhamento semanal. 

 


Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.