Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:
Apneia e Ronco

1. A terapia fonoaudiológica melhora a apneia para todos os casos?

É necessário fazer uma avaliação clínica completa para saber a causa e a gravidade do caso. O maior benefício ocorre quando a causa relaciona-se com a musculatura flácida, reduzindo o índice de apneias por hora em aproximadamente 40%.

 

2. A terapia também pode ser indicada para crianças que roncam e tem apneia?

Crianças costumam ter apneia devido à presença de amígdalas e adenóide (tecidos linfóides) aumentados. Nesses casos a avaliação médica é essencial para definir se é necessário cirurgia. Quando o ronco está associado com a respiração oral (pela boca), sem obstrução real do nariz, a terapia fonoaudiológica pode melhorar o ronco.

 

3. A terapia fonoaudiológica serve para todos que roncam?

 A avaliação clínica irá mostrar se o ronco é devido à flacidez da musculatura e nesses casos a terapia certamente irá ajudar, fortalecendo esses músculos, e  reduzindo o ronco.

 

4. Como saber se tenho apneia?

 Além de verificar se tem os sintomas: cansaço, sonolência diurna, irritabilidade, e outros; deve ser realizada avaliação médica. Para diagnóstico final costuma ser solicitado um exame chamado polissonografia, no qual durante uma noite de sono são registradas e analisadas as pausas respiratórias.

 

5. Quanto tempo de terapia fonoaudiológica é necessário para melhorar o ronco e apneia?

 Após a avaliação fonoaudiológica esse tempo é definido de acordo com o tipo de problema e suas causas. Como média podemos indicar em torno de seis sessões para casos de ronco e em torno de 12 sessões para apneia. Sempre com reavaliação e acompanhamento médico.

 

6. Porque ronco mais quando faço ingestão de bebida alcoólica?

A bebida alcoólica relaxa a musculatura do corpo todo, inclusive da garganta, levando à maior facilidade de vibração quando o ar passa, produzindo o ronco.



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.