Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:

Cirurgia Ortognática

O trabalho fonoaudiológico voltado para pacientes com alterações dentofaciais e submetidos à cirurgia ortognática tem como principais objetivos: acelerar a recuperação e possibilitar à volta às atividades normais precocemente; organizar o equilíbrio da musculatura e reabilitar as funções de respiração, mastigação, deglutição e fala com a redução de possíveis dificuldades imediatas.

 

As alterações dentofaciais podem ser definidas, do ponto de vista fonoaudiológico, como quaisquer situações nas quais o esqueleto facial encontra-se diferente do esperado em termos de tamanho, proporção, posição e/ou simetria. Na maioria das vezes, existem desproporções entre os maxilares (mandíbula e maxila), como por exemplo: retrognatismo (queixo pequeno e para trás); prognatismo (queixo grande e para frente); laterognatismo (queixo desviado para um dos lados; excesso de altura (dentes anteriores não se tocam e existe sorriso gengival), dentre outras.

 

Essas situações levam a ocorrência de más oclusões e modificações de espaço interno da boca acarretando alteração da postura dos lábios e da língua, de respiração, dificuldade de mastigação, alteração da deglutição e da fala. Dores de cabeça, dificuldade em abrir e boca e ruídos nas articulações temporomandibulares são comuns. A aparência ou estética facial pode estar em desarmonia, sendo essa uma das queixas, assim como dificuldades funcionais. 

 

Os tratamentos, ortodôntico e cirúrgico, organizam os dentes e ossos permitindo a correção das funções descritas.

 

Como esta cirurgia é indicada para pessoas adultas, a programação muscular e funcional quanto à postura dos lábios e da língua, da respiração, mastigação, deglutição e fala encontra-se estabelecida e automática. Mesmo com a organização da posição dos maxilares pela cirurgia, as alterações funcionais anteriores podem permanecer ou novas situações desfavoráveis podem ser desenvolvidas pelo paciente. Assim, a terapia fonoaudiológica direciona as funções visando evitar interferências nocivas à estabilidade final do processo cirúrgico.

 

A abordagem multidisciplinar das equipes é vantajosa para a qualidade, estabilidade dos resultados e satisfação dos pacientes.

 



Leia mais em "dúvidas mais frequentes"

Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.