Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:
Voz

1 – O que fazer se minha voz não está bem?

Se você tiver uma alteração de voz que perdure por 15 dias sem melhora, o ideal é que você procure um médico otorrinolaringologista e ou um fonoaudiólogo para receber as orientações necessárias.

 

2 – O fonoaudiólogo especialista em voz cuida apenas dos problemas de voz?

Não. O fonoaudiólogo também desenvolve um trabalho de estética vocal que aprimora os aspectos vocais tanto de pessoas não profissionais da voz bem como dos profissionais que utilizam sua voz como instrumento de trabalho, como por exemplo, professores, cantores, atores, locutores, dubladores, advogados, operadores de telemarketing, vendedores, etc.

 

3 – Quais são os principais fatores de risco para a saúde vocal?

São: fumo, álcool, poluição, drogas, hábitos vocais inadequados, ar condicionado, alimentação inadequada, sono alterado, refluxo gastroesofágico, alterações hormonais e medicamentos.

 

4 – Por que beber água é bom para a voz?

Porque dessa forma seu corpo estará sempre hidratado. O ideal é que se beba água durante todo dia, sendo que os profissionais da voz devem sempre ter por perto uma garrafinha de água.

 

5 – Porque o cigarro faz mal para a voz?

O cigarro é um agente cancerígeno não só no pulmão como também nas mucosas da boca e pregas vocais. A fumaça agride o sistema respiratório e as pregas vocais, pois a nicotina destrói os cílios da mucosa do trato vocal responsáveis pela varredura do muco retido nas suas paredes. Por isso é comum ouvirmos fumantes se queixarem de pigarrearem muito.  Além disso, a fumaça provoca ressecamento das pregas vocais dificultando sua vibração.

 

6 – Por que o álcool faz mal para a voz?

O álcool causa irritação do aparelho fonador e tem efeito anestésico o que mascara dores na região da garganta ao falar.  Assim, os abusos vocais não são percebidos.

 

7 – O uso de pastilhas e sprays melhora a voz?

Assim como o álcool o uso de pastilhas e sprays mascara as alterações vocais sem que estas estejam sendo tratadas. Infelizmente esses recursos causam alívio imediato, pois possuem efeito anestésico que modificam os sintomas na garganta dando a falsa sensação de que ocorreu uma melhora.

 

8 - A voz envelhece?

Sim. O envelhecimento é causado pela ação natural do organismo resultando na redução de movimento das articulações, alterações hormonais, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura e perda da capacidade pulmonar. Todas essas alterações ocorrem também na laringe e modificam a emissão da nossa voz.



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.