Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:

Traumas de Face

Os traumas de face representam um campo de preocupação e de atuação fonoaudiológica junto às equipes interdisciplinares, uma vez que prejudica as estruturas e frequentemente interfere no desempenho das funções orofaciais. Dependendo da região do problema, pode levar a muitas limitações, inclusive de fala, mastigação e deglutição. São situações que acarretam grande efeito emocional por comprometer a eficiência funcional orofacial e, por vezes a estética facial.

 

A terapêutica fonoaudiológica com esses casos tem como principais objetivos gerais: aceleração do período de recuperação das estruturas comprometidas, reabilitação da respiração, mastigação, deglutição e fala, redução ou eliminação de possíveis sequelas (consequências inadequadas) e também a melhora da estética facial.

 

São frequentes os encaminhamentos para reabilitação fonoaudiológica de pacientes que tiveram fraturas nos ossos da face, em especial de côndilo da mandíbula; ferimentos envolvendo a musculatura facial ou com cicatrização restritiva levando a interferências na mastigação ou deglutição; lesões originando paralisia facial; dentre outros.

 

A partir da avaliação e diagnóstico fonoaudiológico, é realizado um planejamento específico para reabilitação do paciente. Segue-se então a discussão do caso entre os profissionais da equipe interdisciplinar e, definição das prioridades dos tratamentos envolvidos na reabilitação do paciente.

 

A terapêutica fonoaudiológica pode ter objetivos específicos distintos dependendo dessas determinações. Nossa atuação deve ser pontual referente ao problema apresentado, com procedimentos específicos e em tempo reduzido para garantir resultados. Assim sendo a especialização do profissional é essencial.

 

O trabalho fonoaudiológico com traumas de face é composto por programas específicos de organização muscular e funcional.

 

É um tratamento de reabilitação eliminando ou reduzindo as queixas principais e promovendo adaptações funcionais ou restabelecimento total.

 




Leia mais em "dúvidas mais frequentes"

Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.