Home
Acesso exclusivo para paciente

Login:  

Senha:
Linguagem

1. Quando devo procurar um fonoaudiólogo?

Se você perceber na criança atraso na aquisição dos sons da fala, trocas ou omissões de letras na fala e/ou na escrita, é importante consultar um fonoaudiólogo para que seja realizada avaliação e diagnóstico quanto à queixa apresentada.

 

2 Meu filho troca letras na escrita, como d por t, o que devo fazer?

Em alguns casos as crianças podem apresentar essas trocas devido a falhas na percepção auditiva.  Sendo assim é importante consultar o fonoaudiólogo que num primeiro momento poderá indicar a realização de exame para verificar a audição de seu filho e em seguida realizará a avaliação detalhada de leitura e escrita.

 

3. Meu filho tem três anos e está gaguejando, é normal?

Próximo a essa idade, a criança está na fase de ampliação de seu vocabulário, recebendo estímulos constantes e ainda não tem controle total de sua fala. Essas disfluências podem ser sinais de que a criança está aprendendo a organizar a linguagem. É importante ficar atento para que esta situação não se prolongue por muito tempo.  

 

4- Devo corrigir quando meu filho fala errado?

Sim. Porém sem provocar constrangimentos. O ideal é sempre dar a criança o modelo adequado da fala. Frequentemente e sem querer, os adultos incentivam a criança a falar errado por achar “bonitinho”. 



Alameda Jaú, 1767 - Cj. 51 - Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP: 01420-002 - Tel/Fax: (11) 3062-5946 / 3083-1130
2011-2024 © Esther Bianchini Fonoaudiologia - Todos os Direitos Reservados.